Avaliações e Escalas Quantitativas

Avaliações e Escalas Quantitativas

GMFM (medição da função motora grossa), GMFCS (sistema de classificação da função motora grossa), SATCo (avaliação segmentar do controle de tronco) e outras avaliações baseadas na função.

O GMFM é um instrumento de avaliação padronizado validado que foi desenvolvido para mensurar, com o passar do tempo, as mudanças que ocorrem na função motora grossa das crianças com paralisia cerebral e Síndrome de Down. Pode ser utilizado em situação clinica, de pesquisa e também auxilia no planejamento do tratamento.

O GMFCS é um sistema de classificação internacionalmente conhecido que foi desenvolvido para uniformizar as avaliações realizadas acerca do grau de comprometimento motor do indivíduo com PC, desde bebê até os doze anos de idade. É avaliação é feita em cinco níveis baseados nas limitações funcionais de mobilidade de crianças e jovens e cada nível tem descrições separadas dependentes da faixa etária.

SATCo-BR (Segmental Assessment of Trunk Control (SATCo)
A SATCo foi desenvolvida e validada por Butler et A. Após a tradução, o instrumento foi denominado “Avaliação Segmentar do Controle de Tronco”, mas optou-se pela permanência do uso da sigla em inglês, SATCo, associada com a abreviatura de Brasil, “BR”, logo, SATCo-BR; É um método sistemático de avaliação dos níveis de controle de tronco de crianças com comprometimentos motores.